segunda-feira, 5 de abril de 2010

História:Os ideais iluministas

 Inluminista.
Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. 

Os ideais iluministas 
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. 

Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada.
  O Pensamento Inluminista

Foi responsável por uma profunda mudança no modo de pensar do homem europeu do século XVIII.
A resposta sobre a problemática humana deve ser
buscada na razão, não em Deus.
Os pensadores iluministas teorizavam, debatiam e concluíam que somente a partir do uso da razão, os homens atingiriam o progresso político, social, material, etc
"Para a maior parte dos filósofos iluministas á mulher faltava a razão ou, na melhor das hipóteses, possuíam um raciocínio inferior.
Segundo eles, não existem mulheres capazes de invenção, elas estão excluídas da genialidade, ainda que possam ter acesso e algum sucesso no campo da literatura e em
certas ciências menores.

Os principais filósofos do Iluminismo foram:
  •  John Locke : Ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo.
  • Voltaire: Ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa.
  • Jean-Jacques Rousseau : Ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos;
  • Montesquieu: Ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário.
  • Denis Diderot  e Jean Le Rond d´Alembert: juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época. 
Empirismo :é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.

0 comentários: